Imagem capa - Conheçam as recomendações para grávidas em tempo de COVID-19/DGS por PORTRAITS
DGS | Orientações

Conheçam as recomendações para grávidas em tempo de COVID-19/DGS




Em declarações à agência Lusa, a investigadora do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), Inês Fronteira, referiu que "a evidência (prova) ainda não é muita quanto à infeção pelo vírus nos primeiros meses da gravidez, quando há uma maior cautela das grávidas pois há maior risco de complicações para o feto" e, por isso, é preciso manter todos os cuidados durante toda a gravidez.

"As mulheres grávidas devem ser muito cautelosas e vigilantes em relação à exposição ao vírus, mesmo que esta ocorra no final da gravidez”.

Assim, perante o surto da COVID-19, as grávidas devem minimizar o risco de exposição e de transmissão da doença, adotando as boas práticas e as orientações amplamente partilhadas pela Direção-Geral da Saúde. E devem manter todos os procedimentos essenciais à vigilância de rotina (consultas, ecografias, exames laboratoriais, vacinas,...)!

Em períodos excepcionais, como o que vivemos, é natural que as futuras mamãs sintam mais receio, stresse ou ansiedade. Por isso, é essencial que mantenham um contacto regular com familiares e amigos, através de mensagens, telefonemas e video-chamadas, para se sentirem mais acompanhadas e seguras.


No vídeo que partilho de seguida, vão encontrar um resumo das recomendações para grávidas da DGS:






Como complemento, aconselho também a seguinte leitura:

DGS |  Medidas Gerais de Prevenção e Controlo da COVID-19

UNICEF | A gravidez durante a pandemia COVID-19

DGS | COVID-19: Cuidados ao Recém-nascido na Maternidade